#23 Andanças de férias: na praia
Sol, mar, cidades litorâneas e quatro filmes para você assistir neste começo de ano
A Andanças está de férias! Nesta semana e na semana que vem, você estará recebendo edições especiais temáticas, com recomendações de filmes andantes para você aproveitar nesse período. Todos os filmes citados aqui estão na nossa lista e aparecerão nas edições-passeios tradicionais no futuro. Estaremos de volta na terceira semana de janeiro :)
Ah, o mar! Tem algo no oceano que mexe com a gente. Somos feitos de água também, afinal de contas. Nosso corpo se inunda e muda com as marés que sobem e descem. A água é uma boa analogia para as emoções e quantas já não foram expressadas à beira-mar? Seja na faixa de areia, no calçadão ou pelas ruas quentes e movimentadas, as cidades litorâneas são um cenário ideal para andar por aí e pensar sobre a vida. Há sempre algo de mágico em caminhar pelas ruas à noite com o barulho das ondas ao fundo, vendo a lua refletida no mar e os bares agitados do outro lado da rua. Ou ainda sentar de frente para a praia, com o silêncio e o vento batendo no rosto, pensando em tudo que fizemos até aqui. É ali que deixamos o que deu errado se dissipar na água salgada e lavamos a alma para o que o que quer que o verão nos traga - amores, lembranças, confusões, aventuras.
Não seria diferente com os personagens dos nossos filmes andantes. Enquanto seguimos recuperando as energias por aqui, deixo nesta edição especial uma seleção de 4 filmes com muito sol e mar para você assistir neste começo de ano :)
1. As praias de Agnès
“Se abríssemos as pessoas, encontraríamos paisagens. Mas se abrissem a mim, encontrariam praias.”
As praias de Agnès (Les Plages d’Agnès, 2008, dirigido por Agnès Varda) é um documentário autobiográfico lindo da diretora francesa da nouvelle vague. Agnès Varda é, talvez, a diretora mais andante da nossa lista. Se você não conhece o trabalho dela e quer começar, esse filme é maravilhoso para isso. Agnès nos leva por um passeio em forma de filme pela sua vida - sua história, seus trabalhos, seus amores, as pessoas que conheceu, os lugares onde morou e claro, as praias que tiveram tanta importância para ela. Como diz o texto de apresentação do filme na Mubi, Varda “provou que o envelhecimento é algo a ser celebrado com este retrato maravilhoso e agridoce de uma vida bem vivida”. Não tem como não se apaixonar por essa senhorinha simpática e genial e não se emocionar junto com ela ao rever sua vida.
Disponível na Mubi.
2. Ao longo da costa
“Nosso tema é a multidão: Os turistas, os curiosos, os emigrantes, os amadores, os passageiros que descobrem essa costa e se reúnem para passar o tempo livre.”
E ainda sobre ela, Agnès Varda fez vários curtas documentais ao longo de sua carreira e um deles é Ao longo da costa (Du côte de la côte, 1958), criado para o Office de tourisme français. Em meia hora, Varda nos leva para um passeio pelas praias e cidades da Riviera francesa nos anos 50, sempre buscando pelas peculiaridades e aqueles detalhes e curiosidades escondidos pelas ruas. Vale super a pena!
Disponível também na Mubi.
3. Antes da meia-noite
“- Isso é tão estranho…
- Como assim?
- Isso aqui. Nós dois caminhando e tendo uma conversa que não gira em torno de horários, comida, trabalho.
- Quanto tempo faz que nós caminhamos só falando bobagens?”
Jesse (Ethan Hawke) e Céline (Julie Delpy), nossos amados personagens da trilogia Before, agora estão na casa dos 40 anos e juntos há alguns anos em Antes da meia-noite (Before Midnight, 2013, dirigido por Richard Linklater). O passeio da vez é pelas cidades ensolaradas e praianas da Grécia, por onde eles seguem em suas andanças falando sobre a vida, o relacionamento que tiveram, envelhecer e o que é o amor. Há muita coisa para falar sobre esse filme, mas não vou me estender porque a trilogia Before deve aparecer logo logo nas nossas Andanças em um especial com todos os filmes. Se eu fosse você, já assistia todos!
Disponível na HBO Max (os três filmes).
4. Aftersun
“Às vezes na hora de brincar, eu olho para o céu, e se eu puder ver o sol, penso no fato que nós dois podemos ver o sol. Então, apesar de não estarmos no mesmo lugar, e não estarmos realmente juntos, de alguma forma nós estamos, sabe?”
Aftersun (2022, dirigido por Charlotte Wells) foi eleito o melhor filme do ano pela Sight and Sound e o posto é mais que merecido. O filme conta a história de Sophie (Frankie Corio) e Calum (Paul Mescal), pai e filha que se encontram para passar as férias juntos em um resort na Turquia. Enquanto nós vemos suas andanças pelas paisagens litorâneas, uma Sophie adulta também reassiste as filmagens daquela viagem, relembrando e tentando entender seu pai e a relação entre eles. É lindo, sensível, emocionante e vai te deixar pensando sobre ele por um bom tempo. Um dos melhores filmes que assisti no ano passado e outro que também estará em breve nas nossas Andanças.
Entrou hoje(!) no catálogo da Mubi.
Se você já assistiu algum desses filmes ou os assistiu depois dessa edição, me conta nos comentários! Vou adorar saber o que você achou e continuar a conversa.
Na semana que vem, temos mais uma seleção temática de filmes andantes. Te espero lá :)
E se você chegou na Andanças há pouco tempo, já tivemos duas edições com filmes andantes praianos no ano passado:
falou da trilogia before eu já fico derretida!
Estou doidinha para assistir Aftersun.
Amei as indicações. <3