Eu vou no cinema desde que me entendo por gente. Sempre foi uma das minhas atividades favoritas e, quando me mudei para Curitiba, uma das minhas felicidades era ter à disposição diversos lugares onde eu poderia assistir filmes na telona - e isso no raio de distância de uma andança da minha casa, um imenso privilégio. Morando perto do Cine Passeio - o principal cinema de rua de Curitiba - há alguns anos, venho aproveitando o máximo que posso. Já assisti várias sessões gratuitas, já vi filme sozinha na sala vazia às 10 da manhã, já bati cartão em mostras especiais, fiz oficinas, pré-estreias de madrugada, vi palestras com atores e diretores e, no ano passado, assisti pela primeira vez várias sessões do Olhar de Cinema, o festival internacional de cinema de Curitiba.
A Luisa que estava lá com sua listinha de filmes com certeza quis estar no meio das pessoas com crachás do evento que andavam para lá e para cá assistindo os filmes, mas jamais imaginou que isso já aconteceria no ano seguinte. Faz alguns dias que eu recebi a notícia, que compartilho aqui em primeira mão com vocês: nesse ano, participarei da 12ª edição do Olhar de Cinema com a credencial de imprensa!
Essa é a minha primeira vez cobrindo um festival de cinema e estou muito muito feliz. Essa vai ser uma programação intensa, cheia de filmes (inclusive vários andantes), com muitas andanças minhas pelos locais do evento na cidade. Os festivais são uma oportunidade maravilhosa para conhecermos filmes para além dos streamings e, principalmente, as produções excelentes que estão sendo feitas no Brasil. E tudo isso só está sendo possível por causa de vocês, que apostaram nos textos que publico aqui, se inscreveram na newsletter, leem as edições, interagem e compartilham nossas andanças por aí. Meu imenso obrigada por tornarem a Andanças o que ela é hoje e proporcionarem essa oportunidade incrível de expandir os nossos passeios também para fora das telas <3
Como vai funcionar
O festival acontece entre os dias 14 e 22 de junho, com uma programação extensa e exibições em quatro locais da cidade. Durante os 9 dias do evento, publicarei 3 edições, uma para cada 3 dias. Essas edições serão super especiais, porque além de falar brevemente dos filmes que eu assisti e o que achei deles, também contarei como foram as minhas próprias andanças pela cidade para participar das atividades do evento. Minha intenção é assistir o máximo que eu conseguir e contar tudo aqui para vocês do nosso jeitinho de sempre.
No dia 30 de junho voltamos à nossa programação normal, com mais um passeio junto com um filme andante da nossa lista :)
Filmes que estou de olho
Se você está em Curitiba e na busca do que assistir no festival, a lista de todos os filmes está aqui e os ingressos já estão à venda por R$14 reais inteira e R$7 reais a meia entrada. Entre longas e curtas, são 87 filmes! Eu fiz uma pré-seleção do que quero assistir e estou de olho em todos os filmes que, pelas sinopses, parecem andantes, como A trilha sonora de um bairro, Anhell69, L.A. Tea Time, Lembranças de todas as noites, No cemitério do cinema, Novembro, O innu do futuro, Pixo na cidade modelo, Quando eu me encontrar, Solange, Toda noite estarei lá e Um caroço de abacate.
Também assistirei alguns filmes clássicos que estão na programação, como Jeanne Dielman e A rainha diaba.
Se você for assistir algum filme e me encontrar por lá, vem me dar um oi! Vou adorar te conhecer <3
Além dos meus passeios nas três edições da newsletter, também farei a cobertura em tempo real pelo Instagram, comentando o que vou assistir em cada dia e trazendo mais fotos e vídeos. Se você quiser acompanhar mais, me segue lá também!
Nosso próximo encontro é no dia 16. Até lá :)
que maravilha! animada pra acompanhar pelo teu olhar :)
Muito bom! Parabéns, Luísa! ♥️