#79 Um cafezinho: listas de filmes
Sobre descobertas e 4 listas ótimas (e super úteis!) para encontrar novos filmes para assistir
Ao longo da vida, sempre tem aqueles momentos em que nos deparamos com uma coisa nova que abre as portas para um universo muito mais vasto do que aquele que conhecíamos antes. Quando penso sobre isso com relação ao meu conhecimento sobre cinema de uma maneira geral, consigo identificar três dessas descobertas que foram grandes divisores de águas entre o terreno que eu conhecia antes e o novo mundo que se abriu depois delas.
A primeira foi, com toda certeza, as revistas (já falei um pouco sobre elas aqui). Cada uma das revistas adolescentes que eu comprava religiosamente todo mês tinha alguma seção em que eram apresentados os lançamentos dos cinemas. Naquelas páginas eu descobri filmes que jamais chegariam nos cinemas da minha cidade natal e sobre os quais eu não lia a respeito em nenhum outro lugar. Montava a minha listinha em uma página de agenda colorida escrita com canetas de glitter, e na ida semanal na videolocadora checava se algum deles já havia entrado. Normalmente demorava uns 6 meses até eles chegarem (ah, os anos 2000), mas assim que chegavam, lá estava eu prontíssima.
A segunda fase dessas grandes descobertas tem a ver com crescer na internet e ter vivido a adolescência no final dos anos 2000. Esse momento pré-algoritmos em que tínhamos que ir atrás das coisas foi uma grande expansão do horizonte daquilo que eu havia conhecido até então. Isso porque a gente assistia o que encontrava, o que era repassado entre os amigos e aquilo que estava disponível onde quer que fosse o lugar que visitámos para encontrar novos filmes e séries. Acho que era um momento de uma grande abertura para experimentar, conhecer mais filmes diferentes e assistir aquilo que nem sempre seria a nossa escolha imediata.
A terceira fase foi quando eu comecei a usar o Letterboxd em 2017. Foi quando eu comecei a fuçar as listas criadas pelos usuários da plataforma que o meu conhecimento sobre cinema se expandiu significativamente. Com certeza já existiam muitas listas em outros lugares, mas eu não estava tão dentro do cinema assim para saber de fóruns específicos ou coisa parecida. Eu também não lia e nem assistia muito sobre o assunto ainda. Eu era leiga, basicamente, e caí no aplicativo meio de paraquedas (eu só estava procurando um lugar para organizar o que eu já havia assistido). Então, entrar em contato direto com listas feitas por pessoas que entendiam muito mais do que eu era um novo universo que me permitiu conhecer melhor as coisas e ir atrás das informações que eu ainda não tinha. Eu com certeza devo muito do que eu sei hoje a esses conhecimentos compartilhados (não só por quem cria as listas, mas todo mundo que contribui com sugestões para elas) e pela possibilidade de encontrar ali filmes interessantíssimos que eu não tinha ferramentas para saber da existência com tanta facilidade antes.
O que eu mais gosto nelas é que você consegue encontrar listas sobre absolutamente tudo, das mais gerais até aquelas focadas nos mínimos detalhes. Além disso, é uma boa forma de conhecer todo o cinema que é feito no mundo sem depender das seleções dos streamings. Nesses sete anos usando o Letterboxd, já salvei uma boa quantidade de listas e volto para elas sempre que quero encontrar algum filme de uma determinada maneira, quando estou aberta a explorar algo que eu não procuraria por conta própria ou a ver filmes que com certeza não aparecem na página inicial dos streamings (mas que estão lá, nas profundezas).
Pensando em tudo isso, trago aqui quatro listas que eu gosto bastante e que acho super úteis para quem gosta dos filmes andantes que sempre vemos por aqui. Clicando nos links nos títulos, você pode acessá-las mesmo não tendo uma conta no Letterboxd. Espero que elas possam expandir seu horizonte assim como expandiram o meu :)
As imagens que ilustram essa edição são todas de filmes andantes que estão entre os mais bem avaliados de cada lista. São filmes que ainda não vimos por aqui, mas que veremos no futuro!
1. Mubi Brasil, criada por Marc
Vamos começar por uma das listas mais práticas que eu encontrei nos últimos tempos: o acervo completo da Mubi! Aqui você consegue encontrar com facilidade todos os 765 filmes disponíveis no acervo nesse momento em um só lugar. A lista está organizada por ordem alfabética, mas você mudar essa organização como preferir (uma das que eu acho mais úteis é organizar por duração - para quando não tenho tanto tempo para assistir - e por melhor avaliado - para quando quero ir certeira em algum filme muito bom que eu ainda não vi). Além disso, na descrição há sempre uma lista de quais serão os lançamentos do mês e também uma lista à parte com todos os filmes que saíram do catálogo. Se você for no perfil do Marc, vai ver que ele também tem listas semelhantes para outras plataformas de streaming mais populares no Brasil, todas tão úteis quanto essa.
2. para quando você quer sentir alguma coisa (for when you want to feel something), criada por bel
Essa é uma das listas que eu acompanho há mais tempo e uma das mais populares entre aquelas que eu tenho salvas. O título já meio que diz tudo: é um compilado de 183 filmes que, segundo a criadora, a fizeram sentir alguma coisa. A ideia é que qualquer um dos filmes seja uma boa escolha que vai te fazer refletir sobre a vida e sentir vários tipos de emoções. Aqui, eu já assisti quase a metade e é uma das listas que eu mais uso para encontrar filmes que eu sei que realmente vou gostar. Praticamente todos são filmes que eu ainda quero ver em algum momento. Ah, e nem preciso dizer que há vários andantes aqui. Ela é organizada por cor dos pôsteres dos filmes, uma beleza só!
3. A cidade é um personagem (The City is a Character), criada por Darren Carver-Balsiger
Uma lista com 500 filmes em que a cidade onde o enredo se passa é tão marcante e tão presente para a história que ela acaba sendo também um personagem. Tem muitos andantes aqui também, mas gosto muito dessa lista para encontrar filmes diferentes que se passam nesse ambiente urbano, mas que não necessariamente seguem aquele padrão de pessoas conversando e pouca coisa acontecendo. Aqui tem de tudo que envolve essa premissa da cidade como personagem e você vai encontrar Paterson, mas também Casablanca, Taxi Driver e Blade Runner.
4. Coisas feitas por mulheres, sobre mulheres (Stuff by women, about women), criada por Meagan
Essa lista tem 4.325 filmes e é uma das mais completas desse tema que eu já encontrei. Basicamente, para entrar na lista o filme precisa atender todos os três critérios: ter uma mulher como protagonista, co-protagonista ou assunto; como diretora ou co-diretora; e como roteirista ou co-roteirista (seja do roteiro original ou adaptado). A lista é organizada por ordem dos mais bem-avaliados para os menos, então de cara você já encontra filmes excelentes para assistir. Logo no começo estão Retrato de uma jovem em chamas, Cleo das 5 às 7 e Que horas ela volta?. Encontrei muitos filmes bons aqui e a lista é ótima porque contém não apenas longas, mas também curtas e séries/mini-séries, além de ter uma diversidade bem grande de nacionalidades.
Por hoje é só, mas eu tenho muitas outras listas que eu amo salvas aqui, então se você gostar desse tipo de seleção, me avisa nos comentários ou por e-mail que de tempos em tempos eu posso fazer uma nova lista das minhas listas favoritas. Tem alguma lista de filmes (no Letterboxd ou não) que você gosta muito? Me conta também, vou adorar aumentar o meu acervo :)
Ah, e sempre lembrando: nós também temos uma lista bem recheada de filmes andantes que você pode acessar nesse link (são 191 filmes atualmente). Todas as novas sugestões são adicionadas lá, então fique à vontade para me indicar qualquer filme ou série que você acha se enquadra na temática da newsletter!
News andantes
Junho já está logo ali e com ele o 13º Olhar de Cinema, o Festival Internacional de Cinema de Curitiba! Eu acho que essa participação mais ativa em festivais está sendo provavelmente a minha quarta fase de descobertas de um novo universo dentro do cinema. No ano passado, eu fiz a cobertura de imprensa do festival em três edições da newsletter (que você pode ver aqui, aqui e aqui), contando um pouco de tudo que eu assisti (foi muita coisa!) e também das várias andanças que aconteceram naqueles dez dias. Foi a primeira vez que eu cobri um evento e fiquei super feliz de poder fazer isso com a newsletter.
A próxima edição já está pertíssimo de acontecer e na semana passada eu participei da coletiva de imprensa que apresentou oficialmente a edição deste ano e também anunciou os filmes nacionais e internacionais selecionados para as mostras competitivas. Vai ter muuuita coisa legal para assistir e, quando chegar mais perto, vou contar tudo que eu estou animada para ver. Mesmo que você não esteja em Curitiba, sempre vale prestar atenção nesses filmes: muitos deles ainda estarão em outros festivais ou ainda terão sua estreia nacional no futuro. Além disso, há também várias outras mostras especiais com filmes que a gente consegue encontrar por aí para assistir em casa.
Alguns links antes de ir
A chuva continua no Rio Grande do Sul e ainda tem muito trabalho pela frente para continuar resgatando e reconstruir tudo que foi perdido com as enchentes dos últimos dias. Há várias iniciativas acontecendo por todo o Brasil e uma das que eu mais estou acompanhando é a Deise Falci, fazendo um trabalho incrível e incansável no resgate de animais. Você pode contribuir pelo pix: deisefalci@gmail.com
Apoie nossas Andanças <3
A Andanças é uma newsletter totalmente gratuita. Se você gosta dos nossos passeios e gostaria de contribuir financeiramente com meu trabalho, pode fazê-lo pelo pix: lpmanske@gmail.com
Muito legal! Obrigada, agora fica mais fácil não investir tanto tempo só decidindo qual filme assistir nos streamings da vida...! :D
Que útil! Adorei!