#99 Um cafezinho: como eu escolho um filme para assistir...
quando não faço a menor ideia do que ver (com passo-a-passo!)
Olá! Como expliquei nas últimas edições, os cafezinhos agora são edições exclusivas para os apoiadores da newsletter. Se você está no plano gratuito, essa é uma prévia da edição completa, com o texto de introdução. Enviarei essas edições com preview enquanto estamos nesse período de transição e se você quiser ler este e os próximos cafezinhos na íntegra, considere apoiar a Andanças. Custa apenas 10 reais por mês (dois cafezinhos!), você ajuda a newsletter a continuar a todo vapor e ainda apoia o trabalho de uma escritora/pesquisadora independente <3
E até o final de outubro, você também pode fazer a assinatura anual com um desconto de 20%:
Se estivéssemos em 2001 e hoje fosse uma sexta-feira, você provavelmente sairia do trabalho e pararia em uma videolocadora para alugar os filmes que assistiria em casa no final de semana.
Se você chegasse lá sem a menor ideia do que gostaria de levar, possivelmente seguiria alguns passos, talvez até meio instintivamente, sem pensar muito. Primeiro, olharia para a estante dos lançamentos para ver se, entre alguns dos filmes recém-chegados, há algum do seu interesse. Depois você seguiria para as estantes dos seus gêneros favoritos e olharia qual das capas te chama mais a atenção (eu me mantenho uma fiel adepta de escolher o filme pelo pôster). Na segunda triagem, você pegaria o filme na sua mão, leria a sinopse, veria as imagens do verso da embalagem e, se achasse que aquele era um “talvez”, seguraria ele com você enquanto vê as outras opções.
Você provavelmente não ficaria segurando 15 caixas de VHS na sua mão, então depois de selecionar uns 3 ou 4, filtraria aqueles que fazem mais sentido e guardaria mentalmente os outros para uma próxima vez. Esse processo pode ser bem rápido ou mais relaxado, dependendo do tempo que você teria disponível para perambular - mas como você já está ali, você com certeza vai sair com algo e vai ficar só com ele o final de semana ou até a semana inteira com você.
Se ainda assim você estivesse muito perdido, sempre teria algum atendente para te ajudar a encontrar o filme certo, que seria provavelmente alguém que gosta muito de filmes ou que, no mínimo, acompanha o movimento de saída e das opiniões dos outros clientes. Essa pessoa te daria uma indicação ali, instantaneamente, de pessoa para pessoa. Quem sabe até você não esbarraria em outro cliente que diria para você que vale a pena levar aquele filme na sua mão.
Os streamings trouxeram várias facilidades e comodidades para o nosso processo de assistir filmes e séries, não dá para negar. Mas eles também trouxeram um punhado de outras dificuldades que a gente não conhecia. Se antes o nosso processo de escolha era muito material, limitado ao que estava disponível na videolocadora e demandava um deslocamento para fazer isso pessoalmente em contato com outras pessoas, hoje nós não possuímos materialmente filme nenhum, temos um acervo infinito e ninguém do nosso lado para dar uma opinião honesta e imediata sobre o que pensamos em assistir. Escolher se tornou algo muito mais individual do que antes e a imensidão de possibilidades faz com que seja muito mais difícil olhar para tudo que tem disponível e definir aquilo que a gente quer ver. A tendência é que a gente passe muito tempo rodando o streaming sem conseguir encontrar nada, principalmente quando chegamos ali sem saber ao certo o que queremos assistir e sem uma dimensão clara de tudo que está no acervo.
E aí, uma boa parte do tempo que você tinha disponível para assistir já foi por água abaixo.
-
Às vezes eu já sei que quero assistir algo específico, mas nem sempre isso acontece. Pensando sobre isso, eu percebi que ao longo do tempo fui criando uma espécie de roteiro ou sistema para me ajudar a escolher algo sem ter ficar passeando demais pelos streamings ou pela internet de modo geral. É esse roteiro, quase que um manual, que eu trago no nosso cafézinho de hoje, com um passo-a-passo super completo do que eu faço e que você também pode fazer para te ajudar na escolha.
Vamos lá :)