#49 News andantes: Um oi direto de Montevidéu
A Andanças está de aniversário (e eu também!) + Nova seção na newsletter + Assisti o filme O Convento
No momento que você receber esta edição, eu já estarei há alguns dias em Montevidéu. Vim para cá para fazer algo chamado Escola Doutoral, que não é bem um evento, mas uma escola mesmo: durante a semana inteira, estarei imersa em discussões da minha área de estudos (Ciência, Tecnologia e Sociedade), convivendo com diversos professores que são referências para nós e ouvindo outros doutorandos de toda a América Latina e Estados Unidos apresentarem seus trabalhos em andamento. A proposta é que a gente mostre um pouco do que está fazendo e receba contribuições dos colegas e professores para melhorar nossas pesquisas.
Do meu ponto de vista de quem escreve essa edição alguns dias antes de embarcar, tudo isso ainda é meio surreal. Eu fiquei tão ansiosa quando soube que estava entre o pequeno grupo de estudantes selecionados que nem sobrou espaço direito para a animação: fui correndo ajeitar toda a burocracia que precisava, com aquela alta dose de preocupação. Essa vai ser também uma viagem com tudo pago, um baita privilégio em todos os níveis. Acho que só agora a ficha está começando a cair - mas talvez ela só caia mesmo quando eu pisar em solo uruguaio.
Tudo fica ainda mais surreal quando eu penso que essa viagem caiu justamente na semana do meu aniversário (que foi ontem, dia 27!), que também marca o aniversário da Andanças (que foi dia 26!). É uma semana cheia de comemorações e agradeço do fundo do meu coração a todos vocês que compraram essa minha ideia andante e acompanham semanalmente nossos passeios por aqui <3
Não temos um passeio tradicional nessa semana, mas na semana que vem vai sair uma edição super especial e reflexiva, cheia das vibes dessa Revolução Solar que marca a minha chegada aos 30 - que será, inclusive, a nossa edição #50! Mais um marco para comemorar. Também estou elaborando uma edição para falar sobre o tema da minha pesquisa, que tem tudo a ver com nossas andanças, e que pretendo enviar em breve.
Uma coisa muito legal que também aconteceu nesse um ano de newsletter é que, com o crescimento da Andanças, tive a oportunidade de me envolver mais com os bastidores desse universo do cinema e começaram a vir mais convites de cabines de imprensa por aqui (falei um pouco sobre elas na edição #47!). Então, para a gente prolongar um pouco mais a conversa sobre filmes de uma maneira geral, criei uma nova seção para a Andanças: a Uma pausa no cinema.
Imaginem que, no meio do nosso passeio, encontramos um cinema e vamos abrir um parênteses para parar e bater um papo sobre o que está em cartaz. Se você acompanha nossas Andanças é muito provável que se interesse por cinema e esse vai ser um espaço para a gente falar brevemente sobre os filmes novos que estão sendo lançados por aí, mas que não são andantes. É uma seção que vai vir no final da edição tradicional, quando eu tiver assistido algo no cinema (aliás, nessa correria toda, ainda não consegui assistir nem Barbie e nem Oppenheimer e estou por aqui desviando o máximo que posso de muita informação sobre eles). Ela já estreia hoje logo aqui embaixo e é nesse modelo que vai aparecer daqui em diante.
Continuo por aqui nas minhas andanças em terras estrangeiras. Essa é a primeira vez que programo uma edição para ser enviada no futuro, então espero que você receba tudo certinho por aí. É um pouco estranho também falar da perspectiva de algo que ainda não aconteceu, mas espero que tenha dado tudo certo até lá (rindo de nervoso haha).
Ainda tenho mais alguns dias por aqui, se você conhece algum lugar legal e que eu não posso perder em Montevidéu, me indica nos comentários?
Até o nosso próximo passeio :)
Uma pausa no cinema: O convento
Na semana passada assisti a cabine de imprensa do filme O convento (Consecration, 2023, dirigido por Christopher Smith), que estreou nos cinemas brasileiros ontem, dia 27 de julho. O terror não é exatamente o meu gênero, mas o filme parecia ter uma proposta interessante: Grace (Jena Malone) é uma médica em Londres que recebe a notícia de que seu irmão, um padre, foi encontrado morto em circunstâncias misteriosas em um convento na Escócia, onde morava. A morte está sendo investigada e claro que Grace, uma mulher nada religiosa, vai se meter de cabeça para desvendar esse mistério no meio de freiras que tem uma interpretação extremista dos ensinamentos religiosos. Não é um dos melhores filmes em termos de clareza no desenvolvimento da história, efeitos especiais e também não é um daqueles filmes envolventes, que deixam a gente vidrado na tela. Não espere grandes sustos também (o que para mim foi ótimo). Sai do cinema com sentimentos mistos, mas pensando e lendo melhor sobre a história, o filme tem sim vários méritos: traz uma crítica e perspectiva interessante sobre os extremos religiosos cristãos e como isso destruiu as crenças pagãs e distorceu várias noções de certo e errado, não cai no clichê dos filmes de terror desse tipo e tem algumas paisagens escocesas lindas.
O convento está disponível nos cinemas e a cabine foi promovida pela Imagem Filmes, distribuidora do filme no Brasil.
Outros passeios
Chegou na Andanças por essa edição? Você também pode gostar de:
Apoie nossas Andanças <3
A Andanças é uma newsletter totalmente gratuita. Se você gosta dos nossos passeios e gostaria de contribuir financeiramente com meu trabalho, pode fazê-lo pelo pix: lpmanske@gmail.com
aproveita bem Montevideu! 😊
e parabéns para vc e o andanças (tão bonito que tem "dança" do meio da caminhada hehe)
Feliz aniversário, feliz um ano de andanças e feliz viagem :)