#89 Andanças na estrada
e 4 filmes cheios de quilometragem rodada para você assistir neste final de julho
Eu falei algumas edições atrás sobre o quanto julho é um mês cheio de movimento por aqui. Em alguns anos, esse movimento é literal mesmo e no momento em que você receber esta edição, eu já estarei a uma certa distância de casa.
Eu não sei o que é essa energia que me põe para atravessar fronteiras nesse mês em específico, mas percebi que muitas das pequenas e grandes viagens que eu fiz aconteceram justamente nesse que é o mês do meu aniversário. Tem um pouco dessa coisa das férias escolares/acadêmicas, mas nem todas essas viagens foram propositais ou explicitamente planejadas para o período de pausa entre os semestres. Às vezes, elas só calham de acontecer. É como se julho me chamasse para sair da minha zona de conforto e terminar de aprender o que quer que o ciclo anterior demandasse, ou então para começar o novo ano já com o pé no mundo e mil coisas novas para viver e aprender. Vai saber.
Já passei umas boas horas na estrada nesta semana e a perspectiva do asfalto se estendendo no horizonte, cercado das montanhas e dos campos da Mata Atlântica que me cerca, com o sol em um céu limpo e a lua cheia brilhante iluminando o caminho é o clima por aqui. Ver a mundo passando veloz pelas janelas amplas de um ônibus confortável, com os pensamentos soltos na mente enquanto avançamos na direção de um lugar novo, ou um lugar conhecido visto com outros olhos. Tem uma energia da estrada que a gente não encontra em nenhum outro lugar.
Esse não é um período de férias, mas tantas coisas acontecendo na mesma semana certamente trazem um ritmo de celebração que será comemorado, como deveria ser, com muita andança por aí. E nesse clima de passagens rápidas por várias cidades, trago para o nosso passeio de hoje uma lista de quatro filmes de estrada excelentes para você assistir nesses últimos dias de julho :)
Se você está aqui há um certo tempo, deve lembrar que nós já tivemos uma edição de Andanças de férias: na estrada no início do ano passado. A lista de hoje é diferente daquela, então se você ainda não viu, corre lá para mais quatro indicações de filmes de estrada ótimos para você ver!
1. Pequena Miss Sunshine (Little Miss Sunshine, 2006, dirigido por Jonathan Dayton e Valerie Faris)
“- Vovô, eu sou bonita?
- Você é a garota mais bonita no mundo inteiro.”
A pequena Olive (Abigail Breslin) foi aceita em um concurso de beleza infantil e precisa ir de sua casa no Novo México até a Califórnia, onde o evento irá acontecer. Com a logística de não deixar ninguém da família para trás, todos seguem juntos em uma grande viagem pelas estradas desérticas em uma clássica kombi que já viu dias melhores. Entre problemas mecânicos e a convivência forçada na estrada, as questões individuais de cada um afloram ao longo do caminho, assim como as dificuldades de relacionamento e os laços que os faz amarem tanto uns aos outros. Faz muito tempo que assisti Pequena Miss Sunshine, mas lembro de esse ser um daqueles filmes que você começa rindo e quando menos espera está lá com os olhos marejados de lágrimas. Essa é uma história muito sensível e gentil com as emoções de cada um dos membros dessa família. Além disso, Olive não é uma menina dentro do estereótipo clássico das pequenas misses e várias outras ótimas reflexões surgem a partir daí. Um clássico maravilhoso dos anos 2000 que com certeza é um dos filmes de conforto de muita gente. Disponível na Disney+.
2. Cópia Fiel (Copie conforme, 2010, dirigido por Abbas Kiarostami)
Sabe quando você acha que está assistindo uma coisa e de repente pensa: “não, pera”. Esse é, de longe, um dos filmes mais complexos de decifrar que eu já vi. Eu já comecei a escrever uma edição sobre ele, mas até hoje ainda não consegui juntar tudo que ele me fez pensar para colocar em uma edição sucinta. Elle (Juliette Binoche) é uma francesa negociadora de arte que vive com o seu filho em uma cidade na Itália, já James (William Shimell) é um escritor inglês que vai até lá para um evento de divulgação de seu novo livro, que trata sobre a questão da cópia na arte. A discussão sobre o que é original e o que é cópia perpassa as conversas que os dois tem no dia seguinte, em uma viagem de carro para ver uma pintura em uma cidadezinha próxima, com várias pequenas andanças pelo caminho. Há muita coisa aqui e esse é um filme que parece um simples romance em uma primeira vista, mas em que determinado momento dá um nó gigantesco na cabeça que leva a gente a duas perguntas: o que da interação deles é real? e… isso importa? A Juliette Binoche está absolutamente estonteante nesse filme, mudando de idiomas e de emoções com frequência nas conversas e entregando uma das melhores atuações que eu já vi. Disponível na Mubi.
3. Alice nas Cidades (Alice in den Städten, 1974, dirigido por Wim Wenders)
Wim Wenders foi um dos diretores super comentados no início deste ano por conta de Dias Perfeitos, e é também responsável por alguns dos que eu acho os filmes mais bonitos do século passado: Asas do desejo e Paris, Texas. Alice nas Cidades é ótimo para conhecer um pouco mais da obra do diretor para além de seus filmes mais famosos. Aqui, Philip Winter (Rüdiger Vogler) é um escritor alemão que precisa escrever um artigo sobre os Estados Unidos e está sofrendo um grande bloqueio criativo. Ele está viajando pelas estradas do interior do país, mas tudo que consegue é registrar o caminho em inúmeras polaroids. Encerrando a viagem, ele vai até Nova York para retornar para Munique e na agência de viagens ajuda uma mulher chamada Lisa (Lisa Kreuzer) e sua filha pequena Alice (Yella Rottländer), também alemãs, a conseguirem suas passagens no mesmo voo. Ele acaba se hospedando com elas, mas no dia seguinte Lisa desaparece, deixando um bilhete pedindo a Philip para levar a menina e que ela os encontrará em seguida (sim, loucura). Philip então se vê obrigado a cuidar de Alice, enquanto ambos seguem de carro e trem por diferentes cidades europeias tentando encontrar a avó dela apenas com as informações fragmentadas da memória distante da menina. A interação entre os dois é ótima e esse é um lindo filme de estrada, com aquela conexão bonita com as cidades onde os personagens estão que é tão típica de Wim Wenders. Disponível no Telecine.
4. Olhares, lugares (Visages, villages, 2017, dirigido por Agnès Varda e JR)
“JR responde ao meu maior desejo. Os rostos que encontro, ele fotografa para que não se percam logo nos buracos de minha memória.”
Em um dos últimos filmes que Agnès Varda fez antes de sua morte em 2019, ela pega a estrada com o fotógrafo JR para conhecer e registrar as pessoas que moram no interior da França. Os dois partem em uma espécie de van+cabine fotográfica de JR, onde as pessoas entram, tem sua foto tirada e poucos segundos depois a fotografia é impressa em um tamanho grande na lateral do veículo. O filme é uma linda conversa entre esses dois artistas de gerações diferentes que possuem trabalhos em sintonia. É um conversa sobre passado e futuro, juventude e velhice, a importância do registro e o quanto o que mais carregamos na vida são as memórias dos encontros que tivemos. É também uma homenagem e um retorno ao passado de Varda, mostrando o quanto ela influenciou e continua influenciando novas gerações. Além de, claro, aquela perspectiva tão dela sobre os encontros com as pessoas que moram nessas pequenas cidades e suas histórias cotidianas, comuns e absolutamente incríveis. Tente assistir o trailer sem se emocionar <3. Disponível para alugar na Apple TV.
Na semana que vem, voltamos com uma edição de aniversário bem reflexiva, do jeitinho que a gente gosta <3
Até o próximo passeio :)
Apoie nossas Andanças <3
A Andanças é uma newsletter totalmente gratuita. Se você gosta dos nossos passeios e gostaria de contribuir financeiramente com meu trabalho, pode fazê-lo pelo pix: lpmanske@gmail.com
adorei as recomendações! little miss sunshine é um dos meus filmes favoritos de assistir durante as férias e acho que os outros três também serão perfeitos pra essa época.
pequena miss sunshine ❤️