#95 Um cafezinho: listas de filmes, parte 2
4 listas excelentes recheadas de filmes andantes para assistir
Se tem uma coisa que eu adoro fazer (como talvez você já tenha percebido), é indicar filmes. Eu me animo, me empolgo, começo a lembrar do porquê eu gosto tanto deles (e de cinema de uma maneira geral) e saio morrendo de vontade de assistir de novo tudo aquilo que eu indiquei. Eu adoro conversar sobre filmes, essa é a verdade. De certa forma, essa newsletter é uma grande canalização dessa energia e essa empolgação vai adentrando cada uma das edições.
Em maio deste ano, fiquei pensando sobre todos os lugares que eu acessei para buscar novos filmes ao longo da vida e cheguei à conclusão de que essas descobertas sempre vinham de algum tipo de conhecimento acumulado por outras pessoas que de alguma forma chegava até mim. Eram as reportagens das revistas escritas por alguém, os blogs, as indicações dos amigos e do pessoal da videolocadora, as pessoas que organizavam os sites mais variados, os livros, as diversas listas que alguém passou horas de vida elaborando. Todas essas indicações foram essenciais para ampliar e aprofundar o meu conhecimento sobre cinema e para me fazer encontrar aqueles tipos de filmes que eu mais gostava. Elas formaram o conhecimento que eu tenho hoje.
Pensando nisso, aquela edição #79 foi uma indicação um pouco diferente: uma lista de listas. Quatro listas que eu gosto muito, criadas por usuários do Letterboxd, e que acho super úteis para quando quero encontrar algo novo para assistir. A edição foi um sucesso absoluto, ficou um gosto de quero mais e desde então venho pensando em quais listas eu escolheria para compor a parte 2 daquela edição.
Desta vez, escolhi quatro listas que eu acompanho e que dialogam bastante entre si, com temáticas que são relativamente parecidas (você vai perceber que muitos filmes se repetem), mas cujas diferenças ampliam ainda mais o nosso leque de possibilidades. Cada uma delas possui características que são bastante comuns e frequentes nos filmes que abordamos aqui e que tanto adoramos. Elas são, portanto, excelentes para você encontrar novos filmes andantes incríveis para todo tipo de gosto. Além dos andantes, elas também estão recheadas de outros filmes ótimos que não entram no nosso recorte, mas que tem a mesma vibe e que podem te interessar.
Eu gosto de pensar nas indicações como esse imenso apanhado de conhecimento coletivo que foi chegando até mim e que eu armazeno em algum lugar seguro para voltar sempre que eu quiser. Pode ser que eu passe longos períodos sem assistir nada e tudo bem. Vai ter sempre aquela lista que eu sei que posso contar para descobrir coisas novas quando houver espaço e tempo para isso. Acho que isso dá uma sensação de ter um certo apoio e de que eu não preciso correr, porque está tudo registrado em algum lugar. Cada um assiste o que lhe atrair mais e a gente vai construindo essa caminhada com a junção dos nossos interesses, experiências e com o que já vimos e lemos nessa vida.
Por isso, saboreie cada uma dessas listas como um conjunto de informações para a vida inteira, assim como essa newsletter: sempre à mão para quando você precisar encontrar algo ótimo que faça sentido na sua vida naquele momento :)
As listas mencionadas aqui estão dentro do Letterboxd, um aplicativo/rede social de filmes, mas você não precisa ter uma conta lá para acessá-las. Os links listados aqui abrem diretamente as listas e você pode visualizá-las pelo navegador mesmo. Dá para organizar cada uma de várias formas diferentes e, clicando em cada filme, você vê mais informações sobre ele.
Assim como na parte 1, as imagens que ilustram essa edição são todas de filmes/séries andantes que fazem parte dessas listas. São filmes que ainda não vimos por aqui, mas que veremos no futuro!
1. Pessoas sendo pessoas (People being people), criada por Willem (Leo) van der Zanden
Esta foi a primeira lista que eu comecei a acompanhar no Letterboxd, anos atrás. Ela faz um grande compilado de filmes que tratam de uma das características mais fortes dos filmes andantes, na minha opinião: pessoas simplesmente vivendo por aí. Elas estão lá sentindo todo tipo de emoções enquanto crescem, envelhecem, passam por situações difíceis e grandes amores, se envolvem em algumas enrascadas ou só passam um tempo conversando. E nós estamos aqui acompanhando essas vidas se desenrolando e essas histórias sendo contadas. São filmes que acompanham o dia-a-dia comum e todas as voltas e reviravoltas, mexidas e viradas do avesso que a vida às vezes nos dá. Mostra os processos de aprendizados que temos ao longo da vida inteira, para muito além daquele clássico período de formação na juventude. É um compilado de filmes que nos mostram aquilo que faz de nós os humanos que somos - nas suas imensas belezas e também nos seus piores momentos.
2. Fale baixo, vá devagar (Speak Soft, Go Slow), criada por Hungkat
Um outro tipo bastante frequente entre os filmes andantes são aqueles em que, no geral, poucas coisas acontecem. São filmes que não tem grandes ações e aventuras e as reviravoltas, quando existem, são mais silenciosas e introspectivas. São filmes em que a intenção é muito mais fazer a gente sentir com profundidade do que prender a nossa atenção em uma história eletrizante, por exemplo. Essa característica faz com que eles demandem, muitas vezes, um pouco mais de paciência da nossa parte: as coisas avançam devagar, mas a experiência final traz alguma reflexão e sensação muito íntima que leva a gente para um lugar diferente de onde estávamos quando começamos.
Microhabitat, que eu escolhi para ilustrar essa lista, é um exemplo perfeito dela. É um filme andante lento, bastante contemplativo, em que nossa protagonista revisita seus amigos da faculdade enquanto tenta lidar com sua situação financeira. São muitas emoções diferentes expressas em tão poucas palavras e esse é um daqueles filmes que me fez pensar durante semanas. Encontrei ele sem querer em alguma dessas listas porque gostei do pôster e ele se tornou um dos meus favoritos de todos os tempos.
3. o que farei com essa vida? (what will i do with this life?), criada por C
Segundo a pessoa que criou esta lista, ela é um conjunto de filmes com personagens procurando por si mesmos e que não sabem bem o que fazer com as próprias vidas, outro tema que é imensamente presente nos nossos filmes andantes. Acho que o que diferencia essa da primeira lista é que são filmes em que existe mais uma grande movimentação interna acontecendo com os personagens do que apenas a vida com os seus encontros inesperados e surpresas. Mas essa movimentação nem sempre é silenciosa, o que também diferencia ela da segunda lista. Às vezes essa procura é ruidosa, agitada. Às vezes faz os protagonistas correrem por aí, gritarem uns com os outros, passarem anos de suas vidas tentando entender a si mesmos e ao mundo que os cerca. Aqui você vai encontrar filmes como Na natureza selvagem, Brilho eterno de uma mente sem lembranças e A pior pessoa do mundo, e também filmes como As patricinhas de Beverlly Hills, Meninas Malvadas e Mulan.
4. Filmes de Conforto (Confort Movies), criada por izzy
Às vezes todas as temáticas das listas anteriores mexem consideravelmente conosco. Nem todos os filmes andantes são fáceis de assistir, principalmente quando eles tocam naqueles pontos que nós ainda não sabemos bem como lidar - quando a gente também não sabe bem o que fazer com a própria vida. Precisamos de um tempo para digerir, para compreender realmente a mensagem e para sentir tudo que tem para sentir antes de mergulhar em outro filme com uma temática parecida. E é justamente aí que entram os protagonistas dessa lista e aqui nem é preciso muita introdução: uma lista com 183 excelentes filmes de conforto para você assistir (e reassistir) sempre que precisar daquele abraço quentinho em forma de filme. Todos os clássicos estão aqui, organizados de forma igualmente satisfatória pela cor dos pôsteres. Até agora, eu assisti mais ou menos metade dessa lista, o que gera dois pensamentos igualmente ótimos: tem cerca de 90 filmes de conforto para eu descobrir e outros 90 filmes de conforto para eu reassistir sempre que quiser me sentir bem (e só uma olhadinha rápida na lista já faz a gente perceber que reassistir qualquer um deles vai ser uma maravilha).
Por hoje é só! Lembrando que nós também temos uma lista própria da newsletter, com todos os filmes andantes que já vimos por aqui e aqueles que ainda veremos no futuro. E claro, esta lista também é uma construção coletiva e está sempre aberta à novas indicações.
Até o próximo passeio :)
Alguns links antes de ir
- Se você está em Curitiba, amanhã começa uma super mostra especial do diretor Werner Herzog na Caixa Cultural. É uma programação bem extensa, com duas ou três exibições por dia, do dia 5 até o dia 15 de setembro. As sessões são todas gratuitas e os ingressos são distribuídos meia hora antes. Imperdível!
- Ainda em Curitiba, nesta semana está acontecendo a XXI Feira do Livro Editora UFPR, com uma programação movimentada e os estandes de várias editoras, uma tentação. No pátio da Reitoria, no Centro, até amanhã, dia 5.
Apoie nossas Andanças <3
A Andanças é uma newsletter totalmente gratuita. Se você gosta dos nossos passeios e gostaria de contribuir financeiramente com meu trabalho, pode fazê-lo pelo pix: lpmanske@gmail.com
Outra Lista Cinematográfica que me agradou, essa temática dos Andantes realmente tem tudo a ver com a minha alma. Tentei encontrar no Telegram o Microhabitat, mas só tem ele com Legendas em Indo. Vou pesquisar melhor, sou de assistir Filmes, Séries, Animes, Animações e afins em espaços, digamos, mais alternativos.
Suas indicações de filmes são profundamente primorosas, Luisa Manske.
Que post maravilhoso, eu sinto falta dos blogs com essas listas, que era onde eu costumava buscar referências. Ainda não me adaptei ao letterboxd e me falta paciência para rodar os streamings atrás de alguma coisa, então essas suas indicações são ótimas 💛